30 de jun. de 2009

Comentário do texto Caminhos e Caminhantes

Muitas escolas têm disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo ensino aprendizagem. Porém neste novo cenário educacional surge o desafio ao professor: como saber usar pedagogicamente a mídia. Até então o professor desenvolve sua prática pedagógica dando aula passando o conteúdo na lousa, corrigindo os exercícios e provas dos alunos.
Com a chegada dos computadores, da Internet, vídeo, projetor, câmera e outros recursos tecnológicos, novas propostas pedagógicas devem ser trabalhadas no ensinar, interdisciplinaridade, desenvolvendo um aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.
Essa abordagem pedagógica requer do professor uma postura diferente daquela habitualmente utilizada no sistema da escola, isto é, requer uma postura que concebe a aprendizagem como um processo que o aluno constrói “como produto do processamento da interpretação, da compreensão da informação”.
É necessário conhecer as especificidades dos recursos da mídia, incorporá-los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos.
Portanto, requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias, saber “como”, “o que” e “o porquê” usar a mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário